A Conferência no Instituto
O Goethe-Institut Portugal vai promover um colóquio sobre Audiolivros nas suas instalações, no dia 29 de Novembro de 2007, pelas 18h 30m, moderado por João Morales, director da revista Os Meus Livros.
O evento conta com a presença de representantes de duas editoras de Audiolivros alemãs: Theresia Singer, gerente da Headroom Sound Production, de Colónia e Claudia Gehre, directora da Audio Verlag, de Berlim, uma das maiores editoras de Audiolivros e membro da secção de Editoras de Audiolivros na Associação das Editoras Alemãs. A realidade do mercado português será exposta pela Sra. Oriana Alves, da editora portuguesa de Audiolivros "A Boca".
O objectivo desta iniciativa é permitir a troca de conhecimentos e apresentar modelos de excelência na área da criação de um programa editorial, análise de mercado e marketing. A conferência dirige-se a editoras, livrarias, bibliotecas, imprensa e todos os interessados na área.
Nos últimos dez anos, o mercado de Audiolivros tornou-se numa história de sucesso interminável e o ano de 2006 não foi a excepção: um estudo da Media Control Gfk Internacional aponta para uma subida nas vendas de quase 20% em comparação ao ano anterior. Actualmente estão disponíveis no mercado alemão cerca de 17 000 Audiolivros, e mais de 500 editoras têm um papel activo neste mercado, com os Audiolivros mais vendidos a conseguirem mesmo alcançar vendas comparáveis às dos livros impressos e da música.
Na Alemanha, os Audiolivros consolidaram a sua posição no mercado, e a variedade de títulos disponíveis continua a crescer. Em Portugal o mercado de Audiolivros está ainda a dar os primeiros passos, mas já se conseguem identificar algumas tendências que predominaram na Alemanha nos anos 90. Os estudos mais recentes na Alemanha vieram provar que os Audiolivros não destroem os hábitos de leitura, e que o verdadeiro potencial deste mercado permanece por explorar.
A arte acústica, que engloba os Audiolivros e as peças radiofónicas, é um dos pontos essenciais do programa cultural do Goethe-Institut Portugal em 2008. Este colóquio será o primeiro passo de um projecto que terá como ponto alto um “Verão Áudio” no jardim do Goethe-Institut em Lisboa.
Nos últimos dez anos, o mercado de Audiolivros tornou-se numa história de sucesso interminável e o ano de 2006 não foi a excepção: um estudo da Media Control Gfk Internacional aponta para uma subida nas vendas de quase 20% em comparação ao ano anterior. Actualmente estão disponíveis no mercado alemão cerca de 17 000 Audiolivros, e mais de 500 editoras têm um papel activo neste mercado, com os Audiolivros mais vendidos a conseguirem mesmo alcançar vendas comparáveis às dos livros impressos e da música.
Na Alemanha, os Audiolivros consolidaram a sua posição no mercado, e a variedade de títulos disponíveis continua a crescer. Em Portugal o mercado de Audiolivros está ainda a dar os primeiros passos, mas já se conseguem identificar algumas tendências que predominaram na Alemanha nos anos 90. Os estudos mais recentes na Alemanha vieram provar que os Audiolivros não destroem os hábitos de leitura, e que o verdadeiro potencial deste mercado permanece por explorar.
A arte acústica, que engloba os Audiolivros e as peças radiofónicas, é um dos pontos essenciais do programa cultural do Goethe-Institut Portugal em 2008. Este colóquio será o primeiro passo de um projecto que terá como ponto alto um “Verão Áudio” no jardim do Goethe-Institut em Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário