quarta-feira, 21 de abril de 2010

Terras Sem Sombra 2010



Grândola a 24 de Abril
Promovido regularmente pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja e pela Arte das Musas desde 2006, o Festival Terras sem Sombra tem vindo a abranger, na edição deste ano, novos temas e novos públicos. Uma das linhas inéditas consiste na captação do público infanto-juvenil. É este o objectivo do concerto pedagógico – algo pouco frequente em ciclos de música erudita – que se realiza na igreja de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Grândola, no próximo sábado, dia 24 de Abril, às 17.30 horas.
A iniciativa corre a cargo do Ensemble Alpha, formado por Fernando Marques Gomes (voz, flautas e percussão), Ivan Moody (voz e direcção musicológica), João Luís Ferreira (voz e percussão) e Rui Gonçalo Fernandes (voz). Trata-se de um excelente dispositivo vocal e instrumental para o programa a apresentar, sujeito a um título, de resto, muito inspirado: “Os Caminhos da Música”. Percursos melódicos que coincidem, em larga medida, com outros rumos patentes na evolução de uma terra de funda vocação musical que, depois de ter pertencido à Ordem de Santiago, marcou a história contemporânea de Portugal, na eclosão da República (1910), com o político Jacinto Nunes, e na emergência da Revolução de 1974, com o cantor e compositor Zeca Afonso.
O concerto de 24 de Abril – data já em si simbólica – propõe uma associação entre velhas melodias litúrgicas da tradição europeia (gregoriana, bizantina, russa, italiana), os cânticos outrora entoados pelos peregrinos a santuários de renome internacional, como Santiago de Compostela e Montserrat, e a música popular portuguesa de inspiração religiosa. A escolha traduz o intuito didáctico, sempre presente na orientação do Festival, concebido à maneira de uma pequena “história da música”, sobretudo no âmbito sacro, mas evoca também aspectos que se prendem com o passado e o presente de Grândola.
(na figura um Ex-voto a N.ª Sr.ª da Penha, 1782 (pormenor))

Sem comentários: