segunda-feira, 21 de julho de 2008

Resultado das Análises

Praias com Qualidade Garantida
Junto divulgamos Comunicado Oficial da Administração do Porto de Sines, considerando a qualidade da água nas praias a Sul de Sines

PRAIAS A SUL DE SINES: RECOLHIDOS ÚLTIMOS VESTÍGIOS DE «BOLINHAS» DE CRUDE E GARANTIDA A BOA QUALIDADE DA ÁGUA

"Foram levados a cabo, durante o último fim-de-semana, os trabalhos finais de recolha de resíduos de crude em algumas praias ao sul de Sines decorrente do pequeno derrame de cerca de 2.000 litros de produto, ocorrido no posto n.º 2 do Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Sines.
Tal ocorrência teve lugar aquando da preparação do posto para receber o produto do navio «ISI OLIVE», situação que foi comunicada à Autoridade Marítima, à Protecção Civil Municipal e à Autoridade de Saúde.
O Porto de Sines accionou, de imediato, um dispositivo de contingência, montando barreiras de protecção especiais em volta do posto, cuja conclusão da sua completa montagem na zona afectada terminou cerca de 1 hora e 20 minutos após o acidente, procedeu à limpeza da linha de água dos navios que foram atingidos por produtos provenientes do derrame e à recuperação do produto derramado, através de embarcações especializadas para o efeito.

A tipologia do produto derramado (hidrocarboneto pesado), em contacto com a água do mar, tem um efeito altamente expansivo e, com o decurso do tempo, a quantidade recolhida é muito superior ao produto bruto efectivamente derramado.
Por outro lado, no processo de expansão do produto, são sempre libertadas pequenas partes mais pesadas que acabam por emergir por fora da contenção. Aquelas pequenas partes do produto, em contínuo processo de expansão, acabam por se transformar, algum tempo depois, em pequenas bolas, que são alijadas nas praias em pequenas quantidades, dependendo das condições locais de ventos, correntes e marés.
Durante o fim-de-semana, as pequenas quantidades remanescentes de resíduos que foram aparecendo nas praias foram imediatamente recolhidas, tendo, à presente data, sido consideradas completamente limpas, mantendo-se, contudo, equipas de prevenção nos locais.

Foram colhidas amostras de água e analisadas por laboratório certificado (cujos resultados podem ser conferidos na coluna laterial deste blog) e concluiu-se pela boa qualidade da água para os banhistas, pelo que as águas das praias ao sul de Sines e nas suas imediações foram consideradas pelas autoridades competentes como boas.

O navio «ISI OLIVE» está, neste momento, em operação de descarga em condições normais e seguirá para o alto mar após a conclusão daquela descarga, sem quaisquer limitações."

Sines, 21 de Julho de 2008

Sem comentários: