sábado, 19 de julho de 2008

Porto de Sines

Situação Normalizada

Aqui divulgamos comunicação do Porto de Sines

Desde a passada segunda-feira, dia em que ocorreu um pequeno derrame de cerca de 2.000 litros de crude junto ao posto 2 do Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Sines, aquando da preparação para uma operação de descarga, e ao longo dos últimos 5 dias, a APS accionou um dispositivo de contingência, montando barreiras de protecção especiais em volta do posto e dando início às acções de recuperação do produto por meios terrestres e marítimos.

Na terça-feira, foram avistadas pequenas manchas do produto fora do Terminal cujo início da recolha se processou, de imediato, com o emprego de embarcações especiais da APS para a recolha de resíduos de hidrocarbonetos.

Na quarta-feira, foram detectadas pequenas bolas do produto de diâmetro médio entre 2 e 3 cms, esparsamente distribuídas na zona oeste da Praia Vasco da Gama e, na quinta-feira, em parte da Praia de Morgavel, em quantidades pouco significativas, recolhidas, de imediato, por uma equipa da APS coordenada pelo Chefe do Gabinete de Segurança e Ambiente, tendo sido, temporariamente e por precaução da exigência da qualidade da praia, arreada a bandeira azul e içada a bandeira vermelha (interdição de banhos).

Hoje, sexta-feira, cerca das 08.30 horas, foi levada a cabo uma vistoria às citadas praias, conjuntamente com a Autoridade de Saúde e a Autoridade Marítima e foi decidido, por esta última entidade, içar, de novo, a bandeira verde, nomeadamente, na Praia Vasco da Gama que se encontra sob jurisdição da APS. Simultaneamente, na área do Porto de Sines e nas suas imediações, foram feitas buscas por embarcações, não tendo sido detectados quaisquer resíduos de hidrocarbonetos, estando em curso a recolha e limpeza dos equipamentos, das embarcações e do material mecânico, designadamente, das barreiras, que foram utilizados no Terminal para a contenção e recolha do produto. Neste momento, foram recebidos os resultados das análises da água, solicitadas pela APS a uma entidade externa credenciada que concluíram pela sua adequabilidade face aos requisitos dos espaços com bandeira azul.

Assim, irá ser informada a CCDR do Alentejo da situação para que a bandeira azul volte a ser hasteada na Praia Vasco da Gama, considerando-se que a situação está normalizada, como, de resto, decorre do teor do recente comunicado da Autoridade de Saúde de Sines. Estima-se que o produto derramado foi quase totalmente recuperado, essencialmente, no meio marinho, já que a existência e posterior recuperação em terra foi total mas pouco significativa.

A APS tem em curso uma averiguação sobre as causas que motivaram esta ocorrência no Posto 2 do Terminal de Granéis Líquidos. Ao longo deste período de contingência e de combate ao derrame, a APS empregou cerca de 60 elementos directamente nas diversas acções, 4 embarcações, 1 viatura de comando, 2 viaturas de segurança e 2 máquinas de limpeza e de apoio de praia (todas da APS), 2 rebocadores e diversas lanchas de amarração, em coordenação permanente com a Câmara Municipal de Sines, Autoridade Marítima, Autoridade de Saúde e Protecção Civil Municipal.

Sines, 18 de Julho de 2008

Sem comentários: