terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Mais Movimento

Crescimento superior a 55%

O ano de 2008 foi o ano da consolidação do Terminal XXI do Porto de Sines, tendo movimentado 233.118 TEU, o correspondente a uma variação positiva de 55,4%, em relação ao ano de 2007.
"A esta excelente performance do Terminal de Contentores está associado um crescimento de 49,6% na movimentação de Carga Geral, posicionando cada vez mais o Porto de Sines como uma referência nesta valência de mercadorias, a par das energéticas.
O Terminal de Gás Natural Liquefeito manteve uma movimentação muito similar à do ano de 2007, ultrapassando ligeiramente os 2.000 MTon e representado mais de 50% do consumo total de Portugal.
Os Terminais de Granéis Líquidos e Petroquímico registaram uma variação de -8,61%, motivado pela paragem programada da refinaria da Galp, realizada com uma periodicidade de 4 anos para efeitos de manutenção e que desta vez acumulou trabalhos de ligação da actual refinaria à nova instalação de refinação que já está em construção.
A paragem teve uma duração efectiva de 2,5 meses, provocando um decréscimo em cerca de um milhão e meio de toneladas.
O Terminal Multipurpose registou um decréscimo de 11,92%, uma variação que fica a dever-se à paragem, durante cerca de quatro meses, de dois grupos da Central Termoeléctrica de Sines, para instalação de sistemas de dessulfuração, acrescendo à redução do consumo de carvão devido ao aumento do seu custo no mercado internacional. Assim, o ano de 2008 encerra com uma movimentação de 25.149 MTon, valor ao qual está associado um significativo aumento das Exportações, com uma variação positiva de 7,3%, face a 2007. Também o total de navios recebidos em 2008 registou um ligeiro crescimento, tendo escalado o Porto de Sines 1.489 navios, acompanhado por um aumento de 4% do porte total associado".
Saiba mais sobre o Porto de Sines através desta ligação

Sem comentários: