quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O Sal de Portugal

Em Alcácer
Nos próximos dias 17 e 18 de Outubro, Alcácer do Sal recebe o III Seminário Internacional sobre o Sal Português. Sobre o mote “A paisagem do sal – Tradição e Inovação”, especialistas de diferentes países reúnem-se no auditório municipal da cidade para debater a história e a evolução dos salgados.
Depois de passarem por Aveiro, Figueira da Foz e Leiria, a organização, a cargo da Faculdade de Letras do Porto, escolheu para esta terceira edição um destino mais a Sul. Alcácer do Sal surge assim, acompanhando uma cartografia histórica da paisagem dos centros produtores de sal e do seu comércio, sendo que o estuário do Sado, de Alcácer do Sal até Setúbal, marcou profundamente as rotas internacionais, da Europa à América.

Dada a evolução histórica dos contornos do estuário, este espaço regista uma articulação da exploração do Sal que remonta à Antiguidade Clássica, ou mesmo à Pré-história. A história do salgado articula-se assim com a história da paisagem que o envolve, reflexo da acção do homem, respondendo às exigências dos consumidores e originando formas novas e inovadoras de exploração do sal, sem esquecer os procedimentos artesanais.

Será a partir destas mudanças, da evolução no tempo e no espaço, com novos exploradores, novos produtores e outras exigências, que os participantes irão abordar uma nova perspectiva de estudo: as paisagens do sal.
Saiba mais sobre esta iniciativa aqui

Sem comentários: